quarta-feira, 22 de abril de 2009

Capelães da Ribeira Chã - António Francisco de Melo

António Francisco de Melo nasceu na freguesia da Achada em 24 de Abril de 1863. Foi baptizado na referida Paróquia em 25 de Maio de 1863, pertencia à Ouvidoria de Vila Franca do Campo.
Filho de Francisco de Melo e de Rosa Maria Pimentel, naturais de Nossa Senhora da Assunção. Neto paterno de Sebastião Francisco de Melo e de Joana Mendonça, naturais e baptizados em São Pedro Nordestinho. Neto materno de António Francisco e de Rosa Pimentel naturais e baptizados na Achada.
Frequentou o Seminário de Angra onde se destinguiu como estudante exemplar, pessoa lida e de tendência para a poesia.
Foi ordenado Sacerdote na capela do Paço Episcopal em 25 de Agosto de 1888, por D. Francisco Maria de Sousa Prado de Lacerda, Bispo Titular de Neapolis e futuro sucessor do Bispo de Angra.
Foi capelão da Ribeira Chã, a expensas do Senhor Marquês da Praia e Monforte, desde 1890 até 1896. Viveu nesta Paróquia na Rua de São José.
O seu maior feito enquanto capelão, ocorreu entre Setembro e Dezembro de 1890, quando salvou a população da Ribeira Chã de uma epidemia de febre tifoide, pois dos 112 casos ocorridos apenas 5 foram fatais.
Saiu da Ribeira Chã, em 1896 para o Brasil, onde faleceu a 13 de Agosto de 1947, com a idade de 84 anos, em Bom Jesus de Itabopoana, Diocese de Campos, Estado do Rio de Janeiro, onde passou a maior parte da sua vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário