António Francisco de Melo nasceu na freguesia da Achada em 24 de Abril de 1863. Foi baptizado na referida Paróquia em 25 de Maio de 1863, pertencia à Ouvidoria de Vila Franca do Campo.
Filho de Francisco de Melo e de Rosa Maria Pimentel, naturais de Nossa Senhora da Assunção. Neto paterno de Sebastião Francisco de Melo e de Joana Mendonça, naturais e baptizados em São Pedro Nordestinho. Neto materno de António Francisco e de Rosa Pimentel naturais e baptizados na Achada.
Frequentou o Seminário de Angra onde se destinguiu como estudante exemplar, pessoa lida e de tendência para a poesia.
Foi ordenado Sacerdote na capela do Paço Episcopal em 25 de Agosto de 1888, por D. Francisco Maria de Sousa Prado de Lacerda, Bispo Titular de Neapolis e futuro sucessor do Bispo de Angra.
Foi capelão da Ribeira Chã, a expensas do Senhor Marquês da Praia e Monforte, desde 1890 até 1896. Viveu nesta Paróquia na Rua de São José.
O seu maior feito enquanto capelão, ocorreu entre Setembro e Dezembro de 1890, quando salvou a população da Ribeira Chã de uma epidemia de febre tifoide, pois dos 112 casos ocorridos apenas 5 foram fatais.
Saiu da Ribeira Chã, em 1896 para o Brasil, onde faleceu a 13 de Agosto de 1947, com a idade de 84 anos, em Bom Jesus de Itabopoana, Diocese de Campos, Estado do Rio de Janeiro, onde passou a maior parte da sua vida.
Sem comentários:
Enviar um comentário