1864 – 3 de Maio
A Junta da Paróquia de Água de Pau deliberou caiar, retelhar e comprar fechadura para a Ermida de Nossa Senhora da Ajuda no Pisão, que na altura ainda se encontrava de pé.
1898 – 1 de Maio
Festa do Patriarca São José no Lugar da Ribeira Chã. Houve bonita música e um óptimo discurso pelo distinto capelão Fidalgo e Vigário da Capela Real de São Pedro de Ponta Delgada. Houve fogo, e a Ribeira Chã ficou lindamente enfeitada com verduras, flores e bandeiras. Houve ainda uma procissão com andores do Menino Jesus, Nossa Senhora e São José, sendo fechada pelo Santo Lenho, seguido da Banda Marcial de Água de Pau.
1953 – Maio
É arrematada em hasta pública por oito mil e dez escudos pela paróquia de Água de Pau uma casa na rua dos Arrifes que foi mandada construir pelo Marquês da Praia e Monforte e que depois pertenceu a sua filha D. Maria Francisca Borges Coutinho de Medeiros Sousa Dias da Câmara até ao falecimento desta. A casa veria a ser residência paroquial.
1962 – Maio
É inaugurada pelo Presidente da Câmara Municipal da Lagoa Eng. João Mota Amaral, a nova estrada de acesso á Ribeira Chã.
1962 – 27 de Maio
Cerimónia a que presidiu o venerando Bispo de Angra, onde estiveram presentes autoridades civis e militares, clero, na qual foi benzida a primeira pedra para a nova Igreja da Ribeira Chã, festa que teve a marcá-la o calor da fé, que o seu povo tem sabido imprimir, um grande sacerdote: o Reverendo Padre João Caetano Flores.
1966 – Maio
Visita as obras da nova Igreja da Ribeira Chã Sua Excelência Reverendíssima Monsenhor Maximiliano Furstenberg, Núncio Apostólico, membro distinto e nobre ao serviço diplomático da Santa Sé.
1966 – 18 de Maio
É criado o decreto-lei nº 47014, que elevou o lugar da Ribeira Chã à categoria de freguesia.
1967 – 1 de Maio
É prestada na Ribeira Chã homenagem ao Agente Técnico de Engenharia, João da Mota Amaral antigo Presidente da Câmara Municipal da Lagoa.
1967 – 1 de Maio
Um dos dias mais importantes na história da Ribeira Chã. Neste dia foi inaugurada a rua Engenheiro Arantes e Oliveira, de acesso directo à nova Igreja. Foi igualmente inaugurada a nova Igreja da jovem Paróquia da Ribeira Chã. O novo templo foi benzido pelo Bispo de Angra, D. Manuel Afonso de Carvalho, coadjuvado por D. Humberto de Sousa Medeiros e D. Manuel Saraiva, Bispos de Brownsville e do Funchal. A nova Igreja foi da autoria do arquitecto açoriano, Read Teixeira e os seus paneis da Capela-mor e da Via-sacra são da autoria do Pintor Tomás Borba Vieira.
1967 – 4 de Maio
O Povo e o Pároco da Ribeira Chã, prestam homenagem ao Engenheiro Arantes e Oliveira, Ministro das Obras Públicas, por todas as obras feitas na
Ribeira Chã.
1967 – 15 de Maio
O Padre João Caetano Flores, pároco da Ribeira Chã, foi agraciado com a Ordem de Benemerência pelo Presidente da República.
1975 – 1 de Maio
É criado pelo Padre João Caetano Flores o Boletim Paroquial “Despertar”
1976 – 2 de Maio
É inaugurada uma exposição bíblica no Salão Paroquial, que teve a colaboração dos alunos da 5ª classe da Catequese e dos Srs. Padres José Ribeiro e José Joaquim Rebelo
1976 – 4 de Maio
Falece o Sr. João Inácio de Medeiros com 63 anos, que foi grande benfeitor da Igreja da Ribeira Chã.
1980 – 1 de Maio
O Vigário Episcopal de S. Miguel Reverendo Padre Dr. Hermínio Pontes benze o terreno, onde ficaria implantado o edifício do Museu de Arte Sacra e Etnografia da Ribeira Chã e é lançada a primeira pedra.
1980 – 2 de Maio
Inicia-se as obras de construção do edifício do Museu de Arte Sacra e
Etnografia da Ribeira Chã. Ficou situado a nascente da Igreja, em terreno doado à Paróquia pelo casal João Inácio de Medeiros e Maria Laura Pereira.
1983 – Maio
Realizou-se em Ponta Delgada por ocasião das festas do Senhor Santo Cristo, a Feira Regional de Artesanato em que na sessão de encerramento os participantes da Ribeira Chã receberam o seu cartão de artesãos e artesãs.
1986 – 5 de Maio
Por altura das festas do Senhor Santo Cristo e a convite do Padre João Caetano Flores, visitaram neste dia a Ribeira Chã o Bispo de Viseu D. José Pedro da Silva e o Bispo do Funchal D. Teodoro de Faria.
1991 – 3 de Maio
Neste dia e mais uma vez a convite do Padre João Caetano Flores visitaram a Ribeira Chã e uma exposição aí realizada dedicada ao Papa João Paulo II, o Cardeal Moreira das Neves, Arcebispo da Baia e Primaz do Brasil e D. Jorge
Urtiga, Bispo Auxiliar de Braga.
1992 – 1 de Maio
Comemoração dos 25 anos da Bênção e Inauguração da nova Igreja da Ribeira Chã, em que houve uma missa solene celebrada, pelo Senhor Bispo D. Aurélio Granada Escudeiro, Bispo de Angra, seguido de um Te Deum de Acção de Graças e da inauguração de uma Exposição Fotográfica e Documental e Sessão Solene, no Centro de Cultura e Catequese.
1993 – 13 de Maio
Visita do Cardeal Patriarca de Lisboa, D. António Ribeiro, à Freguesia da Ribeira Chã e ao seu Centro Social e Paroquial.
1995 – 22 de Maio
Visitaram neste dia a Ribeira Chã e o Centro Social e Paroquial, os bispos D. Aurélio Granada Escudeiro, bispo de Angra, Dr. Dom José Cerviño, bispo de Tui – Vigo e D. Donald W. Montrose, bispo de Stockton – Califórnia.
1996 – 10 de Maio
É inaugurada na Ribeira Chã a Casa Museu Maria dos Anjos Melo. Representa uma casa típica rural, uma casa pobre.
1997 – 1 de Maio
É feita a Sagração da Igreja da Ribeira Chã. Estiveram presentes para além de diversas individualidades locais e sacerdotes, o Senhor Bispo Emérito de Angra D. Aurélio Granada Escudeiro, que benzeu o Incenso e sagrou as 12 cruzes feitas em mosaico e existentes na Igreja e o novo Bispo de Angra D. António de Sousa Braga.
1999 – 1 de Maio
É inaugurada pela Câmara Municipal da Lagoa, a Remodelação e Ampliação da Escola Básica da Ribeira Chã, que passou a designar-se por Escola Básica Padre João Caetano Flores.
2005 – 22 de Maio
É inaugurado no Centro de Catequese e Cultura, uma exposição temporária dos Núcleos Museológicos “Plantas Usadas na Medicina Popular”, que contou na sua inauguração com a presença do Grupo Orfeónico Juvenil do Conservatório Regional de Ponta Delgada, sendo nesse mesmo dia apresentado um catálogo de Plantas Medicinais, elaborado pela Dra. Lourdes Pacheco e editado pelo Centro Social e Paroquial da Ribeira Chã.
2008 – Maio
São feitas durante todo o mês de Maio, na freguesia da Ribeira Chã, obras de beneficiação e reparação do Parque Infantil. Toda a obra foi comparticipada pela Secretaria Regional da Habitação e Equipamentos e constou, da substituição de baloiço, escorrega, brinquedo de mola, baldes de lixo, reparação dos bancos de jardim, pintura e serviço de jardinagem. A pintura de todo o espaço foi da responsabilidade da Secção de Obras da Câmara Municipal da Lagoa.
sábado, 23 de maio de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário